Notice: Undefined index: in /home/uniclinicassaud1/www/lib/language/language.php on line 35

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/uniclinicassaud1/www/lib/language/language.php on line 35

Notice: Undefined index: in /home/uniclinicassaud1/www/lib/language/language.php on line 52

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/uniclinicassaud1/www/lib/language/language.php on line 52
UniClínicas - Especialidade Médicas e Terapêuticas

Home Care

Conceito, mitos e desafios

Há mais de um século, o Home Care tem sido uma prática recorrente nos EUA, local no qual surgiu a forma de atendimento, sinônimo de atendimento à família e associado à noção de conforto, compaixão e segurança. Muitas famílias têm aceitado a grande responsabilidade de cuidar dos entes queridos que se encontrem enfermos, na residência.

No Brasil, o serviço está tentando se estabelecer por aproximadamente duas décadas e iniciou baseado em profissionais que se propuseram (e muito deles ainda se propõe) a fornecer um atendimento diferenciado desafiador e com muitas barreiras impostas por diversos segmentos que não compreendem o real conceito de Home Care.

Um dos motivos que impulsionou o surgimento do modelo de Home Care no Brasil foi o envelhecimento da população brasileira, ou seja, com a redução do número de nascimentos e com o aumento da expectativa de vida, temos 23 milhões de pessoas idosas no país, com perspectiva de chegar a 35 milhões em menos de 20 anos.

Com isto, muitas questões relacionadas ao envelhecimento aparecem com força cada vez maior, como as doenças próprias de pessoas com mais de 60 anos, tais como osteoporose, problemas articulares e ortopédicos, e a doença de Alzheimer (conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis DCNT).

O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige cuidados em várias áreas, que precisam ser abordados por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas ao envelhecimento, para garantir atendimento adequado.

Mas, afinal, o que significa o termo Home Care?

O termo Home Care é de origem inglesa. A palavra "Home" significa "lar" e a palavra "Care" traduz-se por "cuidados". Portanto, a expressão Home Care designa literalmente: cuidados no lar. Este deve ser compreendido como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes e a seus familiares em um ambiente domiciliar, com ação de manter ou restaurar a independência do paciente trabalhando de forma diferenciada junto a família; ou seja, a meta principal de um modelo de atenção domiciliar é estabilizar e, sempre que possível, curar o paciente da enfermidade ou condição patológica em que se encontra.

No entanto, sabemos que em Medicina nem todas as enfermidades ou condições de saúde são passíveis de cura. Muitas condições ou enfermidades jamais obterão cura da mesma e, quando isso acontece, muda-se então a meta da gestão do caso, que passa a ter enfoque nos cuidados de manutenção. Esses cuidados visam a sustentação da melhor condição de vida possível para o paciente e a compreensão da família da evolução inexorável da doença, dando suporte neste momento. Exemplos dessas condições ou enfermidades são as distrofias musculares (ELA por exemplo) e as doenças demências (Alzheimer, Parkinson).

Dentro de um modelo de Home Care existem inúmeras formas de atendimento, tais como atenção domiciliar, que é a realização de atendimentos pontuais de fisioterapia, fonoaudióloga, nutricionista ou aplicação de medicação via endovenosa, intramuscular, monitoramento, que consiste basicamente em atendimentos mensais médico e enfermagem, e internação domiciliar, que consiste na presença de um técnico de enfermagem na residência por 12 ou 24 horas por dia devido à gravidade do quadro com um maior aparato médico hospitalar de maior complexidade, além do paciente possuir dispositivos médicos como traqueostomia, gastrostomia, no qual o cuidado deve ser mais intenso.

Critérios de inclusão em Home Care

As seleções de usuários, bem como os critérios de inclusão e exclusão, são definidas através da avaliação de um Programa de Atenção Domiciliar (PAD), sendo definidos de acordo com as lógicas internas pertinentes a cada local baseado em score (NEAD, ABEMID) e demais critérios técnicos.

Somado a isto, a elegibilidade em Home Care está associada à estabilidade clínica com avaliação da complexidade de assistência; estrutura familiar/cuidador presente; e estrutura do domicílio e acesso ao atendimento. Este PAD pode ser modificado continuamente baseado na evolução clínica do paciente, tanto com aumento dos cuidados se piora do quadro clínico do paciente, quanto com redução do mesmo se melhora do quadro, podendo inclusive ter alta do Home Care.

Vantagens Home Care (para o profissional e para o paciente)

Há diversos artigos que mostram a eficácia dos atendimentos domiciliares, um exemplo de destaque foi uma revisão da Cochrane, publicada em 2013, que evidenciou de maneira clara e confiável que cuidados paliativos domiciliares melhoram sintomas dos pacientes (em especial pacientes oncológicos), concluindo que os cuidados paliativos domiciliares deveriam ser oferecidos aos pacientes que desejam morrer em casa.

Ainda existe a possibilidade de melhorar os cuidados paliativos domiciliares e seus benefícios para os pacientes e os familiares sem aumento de custo. Boas condições de vida, acesso às tecnologias que diminuam o sofrimento e prolonguem a vida, reconhecimento de necessidades especiais dadas pela singularidade das pessoas, criação de vínculo e responsabilidade por parte de profissionais e equipes cuidadoras e recuperação, a maior possível autonomia para andar a própria vida são algumas delas.

Somado a isso, o serviço de Home Care aumenta a confiança dos pacientes em uma vida melhor, aproximando esses de seus familiares, melhora a sobrevida e com maior qualidade facilita a interdisciplinaridade (o trabalho multidisciplinar), faz-se um trabalho que tem tanto a parte técnica do profissional quanto a humanização, personaliza o atendimento, reduz custo para as empresas de convênios, seguradoras, etc, pois o atendimento domiciliar mostra-se bem mais barato do que uma internação domiciliar.

Para as operadoras de saúde, a desospitalização de eventos desnecessários (internações em hospitais) gerados por falta de suporte ou por questões vinculadas ao processo de exclusão social que terminam por produzir gastos por falta de melhor alternativa. Além do Home Care agir diretamente nesta não hospitalização, há a ação no processo de "alta precoce", demonstrando um forte viés de busca da garantia de economicidade do processo hospitalar ao se empreender uma troca entre o ônus do cuidado sob internação hospitalar, pela garantia de cuidados e insumos mínimos com economia da hotelaria e disponibilização de recursos escassos, tais como os leitos de Clínica Médica.

Em relação aos benefícios para profissionais, podemos verificar uma prevalência de profissionais que buscam uma maior liberdade (já que as visitas domiciliares são agendadas entre médico e familiares e com isso o médico tem uma maior flexibilidade de horários), além disso há o perfil mais humanizado que tenha tanto a parte técnica quanto a parte de humanização bem desenvolvida, apurada, e facilidade em trabalhar com equipe multidisciplinar.

Agende sua Consulta 11 4472.2030
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

UniClínicas - Especialidade Médicas e Terapêuticas

Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h

Rua Cel. Francisco Amaro, 103 - Centro - 09020-250 - Santo André - SP

contato@uniclinicassaude.com.br

Vermelho - Comunicação e Designer

Warning: session_write_close(): Session callback expects true/false return value in Unknown on line 0

Warning: session_write_close(): Failed to write session data using user defined save handler. (session.save_path: /var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0